300x250 AD TOP

sábado, 27 de abril de 2013

Tagged under: ,

Divulgação Aquário em Rede

Aquário em Rede no IFPR: Integração Científica entre Ensino Médio e Informática

O presente projeto busca promover a inclusão do método científico, ou seja, da educação científica, no dia a dia dos estudantes do ensino médio no Campus do Instituto Federal do Paraná – Londrina, por meio da implantação de um Aquário Didático que pode ser visualizado, ao vivo, no endereço eletrônico: http://www.aquarioifprlondrinapr.blogspot.com.br/. É uma proposta fundamentada para suprir três demandas: em primeiro lugar, a necessidade de atuação de forma inter e transdisciplinar dos temas do núcleo comum e dos temas técnicos; segundo, a necessidade de se trabalhar com tema integrador, atual, de relevância e de fácil contextualização com a vida dos estudantes. Neste caso, o monitoramento de um ecossistema aquático. Em terceiro lugar, pela necessidade de ampliar a capacidade técnica dos estudantes por meio da instrumentação técnica e científica acessível, por meio de instrumentos específicos, com vistas à criação de banco
de dados sobre o ecossistema aquático. Diante destas demandas, o projeto foi estruturado para gerar as condições mínimas para que professores de diversas disciplinas, do ensino médio técnico do IFPR no Campus Londrina, tenham acesso a equipamentos específicos e recursos para projeto de longa duração, focando na questão ecológica e climática integrada a Informática, como tema integrador do processo de aprendizagem científica e de conteúdos programáticos tradicionais dos núcleos básico e técnico dos currículos dos cursos ofertados na Instituição. O projeto tem por objetivo criar um Ecossistema aquático para fins educacionais bem como para a formação de banco de dados. As especificidades são: 1] Formar estudantes do ensino médio, tanto no que se refere ao aspecto de levantamento e manuseio dos equipamentos, quanto na competência de reverter o conhecimento para a comunidade na cidade de Londrina de modo a fomentar uma cultura científica desmistificando o “fazer ciência” como algo distante, inacessível e complexo, embutido na própria formação sociocultural da sociedade brasileira; 2] Fornecer subsídios para estudantes dos cursos técnicos e de tecnologia para confecção e/ou produção de softwares para organização dos bancos de dados levantados diariamente;

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário