- O nome Iluminismo foi dado, justamente por esse movimento se opor a escuridão da idade média, também é comum se referir ao iluminismo usando a termologia “século das luzes”.
- Características: A crença básica do iluminismo, era na razão e na ciência como único caminho para emancipação humana.
- O novo Homem Iluminista, se preocupava cada vês mais com questões ligadas a vida cotidiana, e despreocupado com questões religiosas, pode desenvolver as relações comerciais.
- Para o homem Iluminista, as relações comerciais estavam pautadas no lucro e acumulação de capital, de modo que se deveria cobrar por um produto, tudo aquilo que o outro pudesse pagar.
- O desenvolvimento cientifico era importante para intensificar a produção industrial, e melhor as condições de vida, de modo que as pessoas pudessem trabalha e consumir mais.
- A necessidade de uma organização política que respeita se a liberdade de comercio e de expansão do poder da classe burguesa, se tornou cada vês mais urgente. Daí decorre o nascimento do estado moderno, e mesmo da “democracia moderna”
- Filosofia social estava preocupada com questões como a igualdade entre os homens e a liberdade. Esse nome foi dado porque não havia ainda a palavra sociologia.
- Para os iluministas desenvolve-se um novo conceito de riqueza, que não estava mais ligada a terra. Mas sim ao trabalho (transformação da natureza), desta forma o homem rico era aquele que possuía os recursos de produção.
- As transformações ocorridas durante o Iluminismo acarretaram no que hoje conhecemos como revolução Industrial e revolução Francesa.
sábado, 7 de setembro de 2013
Tagged under: História, Textos
Curiosidades sobre o iluminismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Legal o artigo, a revolução industrial e a revolução francesa, mudaram o mundo e muito de suas estruturas.
ResponderExcluirQuanto ao iluminismo é interessante a fé que eles têm no desenvolvimento científico. Hoje percebemos a fé no desenvolvimento tecnológico, percebemos hoje uma fé na tecnologia ligada a ideia de progresso, de futuro.
Será mesmo que o avanço científico-tecnológico é capaz de avançar os índices de desenvolvimento humano, a qualidade de vida?
Os sistemas de produção e consumo avançam muito com todo esse "desenvolvimento" entretanto, necessitamos de mais que isso.
No 3, há um erro de ortografia, "cada vês", seria *vez, mas devo admitir que é muito interessante esse artigo, parabéns.
ResponderExcluirNo 3, há um erro de ortografia, "cada vês", seria *vez, mas devo admitir que é muito interessante esse artigo, parabéns.
ResponderExcluirMuito massa meu brother, parabéns mano
ResponderExcluir