Hoje apresentamos uma das ferramentas mais interessantes nessa área, especialmente do ponto de vista didáctico, o Tracker.
O Tracker é uma aplicação gráfica em Java publicada mediante a licença GPL que permite analisar vídeos do ponto de vista físico.
Para ficar com uma melhor ideia das possibilidades do Tracker, para além da consulta à página oficial, onde pode encontrar variadíssimas experiências físicas (colisões, espectroscopia, movimento, molas, etc.) em que o programa pode ser utilizado, elaborámos uma demonstração para uma situação muito simples: uma bola em queda livre (ver vídeo abaixo).
Sobre o vídeo: definimos em primeiro lugar uma escala espacial. Em seguida, embora possamos definir manualmente o percurso seguido pelos objectos, deixamos que o Tracker o faça por nós usando a funcionalidade de "autotracking". Para a bola em queda livre e desprezando o atrito, ajustamos uma equação do segundo grau ao movimento segundo o eixo dos yy, concluindo assim que o dobro do coeficiente do termo quadrático será aproximadamente igual à aceleração da gravidade. A primeira tentativa não é bem sucedida, visto que não havia sido definido correctamente o "framerate", situação que é corrigida e o ajuste recalculado.
O Tracker dispõe ainda de muitas outras funcionalidades, das quais destacamos a possibilidade de adicionar pontos virtuais ao vídeo, bastando para isso parametrizar a sua equação do movimento.